Economia
Não projetamos recessão, mas risco aumenta se tarifas não forem resolvidas, diz diretora do FMI
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou que o "risco de recessão global se aproxima se as tarifas dos Estados Unidos não forem resolvidas". No entanto, ela destacou que, considerando o cenário global atual, com negociações em andamento em relação às sobretaxas americanas, o FMI "não projeta recessão".
"Mas os níveis de incerteza estão fora da curva. Se a incerteza continuar nesse patamar elevado, nós vamos nos arrepender", pontuou Georgieva em entrevista à Bloomberg, às margens das reuniões de Primavera, que acontecem em Washington, nos EUA. A diretora do FMI ainda afirmou que a instituição é o "lugar certo" para que negociações entre os Estados Unidos e a China sobre a questão tarifária possam ser mediadas.
Questionada sobre a tensão entre o presidente americano, Donald Trump, e o chefe do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, Georgieva disse que "a credibilidade dos bancos centrais vem com independência" dessas instituições. "Os BCs são essenciais para estabilidade financeira dos países", reforçou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados