Economia
Jamieson Greer: Trump e Xi Jinping não tem nenhum plano para conversar no momento
Em meio à escalada da disputa comercial entre os Estados Unidos e a China, iniciada pelos EUA, os presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, "não têm nenhum plano" para conversar, disse o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, neste domingo, 13, em entrevista ao programa Face the Nation, da rede de TV norte-americana CBS.
Ele ressaltou, porém, que em algum momento uma conversa deve ocorrer. "Desde 2 de abril (quando Trump anunciou suas tarifas), temos isso (este assunto) ao nível dos líderes (presidentes) e, em algum momento, como o presidente Trump salientou, esperamos poder ter uma conversa com eles", declarou Greer.
Ele acrescentou que "a única razão pela qual realmente estamos nesta situação agora é porque a China escolheu retaliar". As taxas de importações dos EUA à China chegaram a 145%, e as da China aos EUA, a 125%.
Ele falou também sobre as negociações com países que não retaliaram os EUA. A Casa Branca diz que cerca de 70 países estão negociando. "A realidade é que estamos trabalhando dia e noite, compartilhando papéis, recebendo ofertas e dando retornos a esses países sobre como eles podem atingir melhor o comércio recíproco com os Estados Unidos", declarou.
Questionado sobre se o prazo de 90 dias de suspensão das tarifas, exceto para a China, será suficiente para concluir tais negociações, eles disse: "Meu objetivo é conseguir acordos relevantes antes de 90 dias". "Eu acho que nós atingiremos este objetivo com vários países nas próximas semanas", concluiu.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil