Economia
Inflação de serviços sai de 0,82% em fevereiro para 0,62% em março no IPCA
A inflação de serviços - usada como termômetro de pressões de demanda sobre os preços - passou de um aumento de 0,82% em fevereiro para uma alta de 0,62% em março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Os preços de itens monitorados pelo governo saíram de uma elevação de 3,16% em fevereiro para uma alta de 0,18% em março.
No acumulado em 12 meses, a inflação de serviços passou de 5,32% em fevereiro para 5,88% em março. A inflação de monitorados em 12 meses saiu de 5,19% em fevereiro para 5,12% em março.
Segundo Fernando Gonçalves, gerente do Sistema de Índices de Preços do IBGE, o mercado de trabalho aquecido pode explicar o fato de a inflação de serviços acumulada em 12 meses se manter acima do patamar da inflação geral no País. "A massa salarial estando maior acaba trazendo um impulso para o consumo", avaliou Gonçalves.
O IPCA de março ficou em 0,56%. A taxa acumulada pelo IPCA nos 12 meses terminados em março foi de 5,48%.
No mês de março, a inflação de serviços sofreu pressão do encarecimento de itens alimentícios, cujos repasses elevaram também o custo da alimentação fora de casa, afirmou Gonçalves.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados