Economia
China promete ajudar empresas exportadoras a expandir vendas domésticas
A porta-voz do Ministério do Comércio da China, He Yongqian, afirmou nesta quinta-feira (10) que o país "auxiliará empresas de comércio exterior que enfrentam obstáculos à exportação na exploração do mercado interno", em meio à escalada das tensões comerciais com os EUA. Segundo a representante chinesa, o governo também utilizará integralmente seu programa de troca para produtos de consumo, como carros e eletrodomésticos, em uma tentativa de impulsionar a demanda doméstica.
Questionada sobre a ameaça de novos aumentos de tarifas por parte dos EUA, He disse que não poderia comentar sobre questões hipotéticas, mas enfatizou que a China não "recuará diante da intimidação". "Se os EUA insistirem em seguir seu próprio caminho, a China lutará até o fim. Jamais aceitaremos a pressão extrema e o comportamento intimidador", acrescentou, ao defender os direitos e interesses legítimos do país.
A porta-voz ressaltou que o comércio exterior chinês tem a confiança e a capacidade de lidar com vários riscos e desafios, dado o "potencial do enorme mercado" que possui, além das políticas para estabilizar a economia. He disse ainda que Pequim permanece aberta para negociações com os EUA com base no respeito mútuo, mas acrescentou que ameaças e chantagem não são a maneira correta de lidar com a China. Fonte: Dow Jones Newswires.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico