Economia
PMI composto da China sobe a 51,8 em março após 51,5 em fevereiro
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto (que engloba indústria e serviços) da China subiu de 51,5 em fevereiro para 51,8 em março, segundo pesquisa da S&P Global em parceria com a Caixin divulgada nesta quinta-feira, 3. Já o PMI específico de serviços subiu de 51,4 em fevereiro para 51,9 em março, acima da projeção de analistas consultados pela FactSet, de 51,2. Leituras acima dos 50 pontos indicam expansão da atividade.
Em nota, o economista sênior da Caixin Wang Zhe destacou que a oferta e a demanda melhoraram em todos os setores no período, com destaque para os pedidos feitos à indústria por países estrangeiros. "Porém, os preços permaneceram fracos", ressalta.
Na avaliação de Wang, a economia chinesa teve um início de ano "estável", com sinais de recuperação e melhorias adicionais. "Em 2025, à medida que o ambiente externo se torna cada vez mais severo e complexo, as políticas macroeconômicas da China precisam ser mais proativas e decisivas, com medidas implementadas o quanto antes para apoiar uma recuperação econômica sustentada", considera.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados