Economia
Trump diz que tarifas que serão aplicadas em 2 de abril já estão definidas
As tarifas que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aplicará em 2 de abril já estão definidas, afirmou o próprio republicano durante evento na Casa Branca no período da tarde desta terça-feira, 25. "Estou ansioso para o dia 2 de abril, o dia da liberação americana, o dia das tarifas", declarou.
Segundo ele, "as novas tarifas vão gerar muito dinheiro e muitos empregos para os EUA".
Trump afirmou que tem sido "muito justo" com as tarifas que impôs a outros países. "A União Europeia, por exemplo, tem sido absolutamente terrível conosco. Eles têm se aproveitado dos EUA e são péssimos em comércio", afirmou, sugerindo que o bloco não faz acordos comerciais bilaterais justos para ambas as partes.
O presidente também abordou a questão da guerra Rússia-Ucrânia. Segundo Trump, os EUA estão "avaliando as condições impostas pelo Kremlin para os acordos" de cessar-fogo, e que outros países também estão envolvidos no monitoramento do processo de encerramento do conflito na Ucrânia, liderada por Volodymyr Zelensky. "Estamos em profundas discussões com a Rússia e com a Ucrânia e essas conversas estão indo muito bem. Estamos progredindo muito bem no Oriente Médio também", afirmou.
No contexto dos anúncios de investimentos empresariais nos EUA, o republicano confirmou que fará um novo "grande anúncio" na quarta-feira e reiterou que o país está próximo dos US$ 4 trilhões em compromissos de investimento de empresas desde o início de sua presidência, em janeiro.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados