Economia
Diretora diz considerar política atual do Fed restritiva e bem posicionada
A diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Adriana Kugler, disse nesta terça-feira, 25, que considera a política atual do BC dos Estados Unidos restritiva e a julga bem posicionada, com alguns sinais de dados econômicos mostrando suavidade.
Em discurso na Cúpula Legislativa da Câmara de Comércio Hispânica dos EUA, a diretora do Fed alertou que o progresso para trazer inflação à meta diminuiu desde a metade do ano passado e pesquisas revelam que consumidores esperam novos aumentos de preços, com a incerteza política. "Estamos atentos à aceleração do aumento de preços e expectativas de inflação mais alta", afirmou ela.
Sobre o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos EUA, que é a medida de inflação preferida do Fed, Kugler declarou que estima que a variação de 12 meses foi de 2,5% no mês passado.
Para ela, o mercado de trabalho parecia estar estável até fevereiro, reiterando que o Fed pode reagir a novos acontecimentos mantendo a taxa atual por algum tempo, enquanto monitora de perto os dados que chegam e os efeitos cumulativos das novas políticas. "Continuo empenhado em trazer a inflação de volta à nossa meta de 2% e, ao mesmo tempo, manter um mercado de trabalho sólido. Como sempre, avaliarei cuidadosamente os dados que estão chegando, a evolução das perspectivas e o equilíbrio dos riscos ao considerar a taxa de política monetária apropriada."
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados