Economia
Japão: PMI composto (preliminar) cai para 48,5 em março, segundo S&P Global/Jibun Bank
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Japão caiu de 52,0 em fevereiro para 48,5 em março, segundo pesquisa preliminar da S&P Global em parceria com o Jibun Bank publicada nesta segunda-feira (pelo horário local), 24. O indicador voltou ao nível abaixo de 50 pontos, o que indica contração da atividade.
O PMI industrial recuou de 48,4 em fevereiro para 46,5 em março e permaneceu no território contracionista. Já o PMI de serviços recuou de 53,7 em fevereiro para 49,5 no período.
Em nota, a diretora associada de Economia da S&P Global, Annabel Fiddes, destacou que os dados indicam que o setor privado do Japão teve um desempenho "decepcionante" no fim do primeiro trimestre do ano. A contração na atividade coincidiu com a percepção dos empresários de que a pressão inflacionária no país enfraqueceu as vendas no período, segundo a analista.
"A forte inflação, juntamente com preocupações sobre a escassez de mão de obra, uma população envelhecida e a crescente incerteza sobre o ambiente de comércio internacional enfraqueceram o otimismo em relação às perspectivas futuras", disse Fiddes.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados