Economia
Economia deve crescer 2,3% este ano, mas inflação deve ficar em 4,9%
Baixar
A economia brasileira deve crescer 2,3% neste ano, mas a inflação deve terminar em 4,9%. Os dados estão no Boletim Macrofiscal, divulgado nesta quarta-feira (19/3) pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
Segundo o documento, o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer no primeiro trimestre. Mas, depois, deve desacelerar e ficar estável no segundo semestre. Os técnicos projetam crescimento de 6% da agropecuária neste ano, e de cerca de 2% para o setor da indústria e serviços. Para 2026, espera-se um crescimento do PIB um pouco maior, de 2,5%.
A projeção para inflação subiu de 4,8% para 4,9%. A expectativa é de queda nos preços de alimentos, de estabilidade na inflação de serviços e de aceleração nos preços de bens industriais. O boletim aponta que medidas para segurar a inflação de alimentos e a permanência do dólar em torno de R$ 5,8 podem ajudar esse cenário.
Para 2026, a expectativa é que a inflação fique em 3,5% e, de 2027 em diante, próxima ao centro da meta de 3%.


Economia Dados são do Boletim Macrofiscal do Ministério da Fazenda. Brasília 19/03/2025 - 15:41 Paula Ribeiro / Rilton Pimentel Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional PIB Inflação boletim MacroFiscal Ministério da Fazenda quarta-feira, 19 Março, 2025 - 15:41 1:07
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados