Economia
Abate de bovinos bate recorde em 2024, com 39 milhões de cabeças
Baixar
O abate de bovinos no país ultrapassou a marca de 39 milhões de cabeças em 2024, 5 milhões a mais do que em 2023. Esse é o maior resultado obtido na série histórica da pesquisa. O recorde anterior havia sido em 2013, com aproximadamente 34 milhões de cabeças.


Houve aumento no abate em 26 das 27 unidades da federação. A única queda ocorreu no Rio Grande do Sul. As informações constam no documento “Estatísticas da Produção Pecuária para 2024”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (18).
De acordo com o IBGE, o fortalecimento da economia brasileira, melhoria das condições de emprego e renda, a queda na taxa de desemprego no ano passado e a demanda internacional por carne contribuíram para o desempenho mais robusto do setor.
A pesquisa também aponta recordes no abate de frangos e suínos. Além de aumento na aquisição de leite. Em 2024, a quantidade de produtos laticínios - sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal – cresceu mais de 3% frente a 2023.
Outro dado positivo aponta 2024 como o segundo ano de crescimento na comercialização de leite na base, após passar por dois períodos de quedas consecutivas.
Economia IBGE indica melhora nas condições de emprego e renda como causa Rio de Janeiro 18/03/2025 - 11:10 Vitória Elizabeth / Akemi Nitahara Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional IBGE pesquisa abate recorde abate Produção Agropecuária terça-feira, 18 Março, 2025 - 11:10 1:48
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados