Economia
Galípolo: Resiliência do crédito sem ganho de produtividade requer cautela
O diretor de Política Monetária e futuro presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, disse nesta sexta, 29, em almoço com banqueiros que a autarquia acompanha com cautela a expansão do crédito num momento em que os juros sobem, em paralelo ao nível de endividamento elevado das famílias.
Segundo Galípolo, o BC percebe, junto ao consumo aquecido, uma resiliência no apetite dos bancos em ofertar crédito. "Toda vez que o crédito sobe sem ganhos de produtividade na economia, você precisa ter a devida cautela", declarou o diretor do BC em almoço oferecido pela Febraban, a entidade que representa os bancos.
Ele ponderou ainda que o ciclo de crescimento não foi acompanhado por ganhos expressivos de produtividade, exigindo também cautela na política monetária. "Ainda há uma expectativa de a demanda se apresentar persistente, mas que demanda cuidado relativo à questão do que é trabalhar com juros em patamar contracionista com nível de endividamento elevado, sem ganhos de produtividade expressivos no ciclo de crescimento", declarou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico