Economia
IA impactará trabalho muito mais amplamente do que tecnologias anteriores, diz OCDE
A inteligência artificial pode ter um impacto muito mais amplo no mercado de trabalho do que as tecnologias anteriores que impulsionaram a automação de tarefas, afetando um grupo mais amplo de pessoas e lugares, segundo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em contraste com as tecnologias de automação anteriores, a IA generativa se destaca na realização de tarefas cognitivas e não rotineiras, mudando a exposição do mercado de trabalho regional, diz o relatório.
Para a OCDE, os sistemas de emprego, educação e treinamento não estão acompanhando o ritmo das mudanças nas demandas por novas habilidades.
Os avanços tecnológicos, bem como as mudanças estruturais, como a descarbonização das economias, implicam uma maior necessidade de novas ferramentas para facilitar as transições de emprego e os investimentos em iniciativas de aprimoramento e requalificação.
O rápido crescimento das novas tecnologias de IA pode oferecer uma ferramenta estratégica para as regiões enfrentarem desafios econômicos e do mercado de trabalho, incluindo a escassez de mão de obra ou o crescimento da produtividade, diz a análise.
No entanto, a OCDE acrescenta que isso requer as condições propícias, como investimentos, implantação de IA nas empresas e a preparação de segmentos maiores da força de trabalho com as habilidades para usar as ferramentas de forma eficaz.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados