Economia
Guerra comercial entre EUA e Europa pode impulsionar inflação, alerta presidente do BCE
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, avaliou que uma guerra tarifária entre Estados Unidos e Europa pode impulsionar levemente a inflação no curto prazo.
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor elevadas tarifas a produtos importados, incluindo os da Europa. Se os governos europeus retaliarem, desencadeando um conflito comercial transatlântico, haveria um impacto na demanda global e na produção econômica, disse Lagarde em uma entrevista.
Segundo ela, o efeito sobre a inflação seria difícil de avaliar, mas provavelmente levaria os preços a acelerarem.
"Você pode argumentar dos dois lados; depende de quais são as tarifas, em que elas são aplicadas e em que período de tempo", disse Lagarde. Os movimentos cambiais aumentam os cálculos complicados, completou.
Seus comentários ecoam os do presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, que disse recentemente que as tarifas propostas por Trump poderiam ter um efeito significativo na inflação.
Em contrapartida, o dirigente do BCE e presidente do BC da França, François Villeroy de Galhau, sugeriu que as tarifas não aqueceriam muito os preços na zona do euro e que o maior efeito seria no crescimento já anêmico do bloco. Fonte: Dow Jones Newswires.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados