Economia
Neurotech : busca por crédito cai 5% em agosto ante mesmo mês de 2023, pressionado por varejo

A busca por crédito no Brasil recuou 5% em agosto de 2024 diante do mesmo mês em 2023, à medida que apenas o setor de serviços apresentou um crescimento de 2% em um ano, segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), compartilhado sob exclusividade com o Broadcast. Já varejo (-11%) e o setor financeiro (-3%) seguiram em queda.
"Quando observamos o desempenho abaixo do esperado no varejo em todos os meses de 2024, até o momento, percebemos que há um sentimento de receio muito forte entre os consumidores brasileiros, considerando que historicamente este é o setor de maior influência no índice", afirma Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech e responsável pelo indicador.
Para Heimann, as expectativas de crescimento da taxa de juros estão entre os principais fatores que afetam o desempenho do varejo.
Dentro do segmento varejista, todas as categorias apresentaram queda em relação a agosto de 2023. Em ordem de retração, da maior para a menor, o ranking ficou assim: Vestuário (-52%), EletroMóveis (-21%), Lojas de Departamento (-15%), Outros (-7%) e Supermercado (-3%).
Em relação à julho de 2024, o INDC cresceu 6 pontos porcentuais, puxado pelo setor financeiro, que subiu 19 p.p.
O varejo, por sua vez, apresentou crescimento de 12% na comparação mensal, com a única categoria apresentando resultado negativo na demanda por crédito sendo Vestuário (-10%). A categoria Lojas de Departamento registrou crescimento de 33%, seguida de Supermercado (+11%), Eletromóveis (+8%) e Outros (+8%).
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B