Economia
Volume de serviços prestados recua 0,4% em agosto ante julho, revela IBGE
O volume de serviços prestados caiu 0,4% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou nesta sexta-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, o resultado do indicador foi revisto de uma alta de 1,2% para avanço de 0,2%%.
O resultado de agosto foi equivalente ao piso das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam desde uma queda de 0,4% a uma alta de 1,1%, com mediana positiva de 0,1%.
Na comparação com agosto do ano anterior, houve elevação de 1,7% em agosto de 2024, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, as previsões eram de uma elevação de 2,8% a 5,0%, com mediana positiva de 3,6%.
A taxa acumulada no ano - que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior - foi de elevação de 2,7%. Em 12 meses, os serviços acumulam alta de 1,9%.
A receita bruta nominal do setor de serviços subiu 0,1% em agosto ante julho. Na comparação com agosto de 2023, houve avanço de 7,5% na receita nominal.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados