Economia
RMD: por greve, Tesouro não divulga perfil de detentores nem dados de reserva de liquidez
O Relatório Mensal da Dívida Pública (RMD) referente ao mês de agosto, divulgado na noite desta segunda-feira, 30, pelo Tesouro Nacional, não apresentou informações sobre o perfil dos detentores da dívida pública nem dados referentes à reserva de liquidez - o chamado "colchão da dívida" -, devido à greve dos servidores do órgão.
A mobilização dos servidores tem impactado as divulgações sob responsabilidade do Tesouro. Pela programação inicial, o RMD deveria ter sido divulgado na semana passada, mas foi publicado apenas hoje. Já a coletiva à imprensa será no próximo dia 2.
Já o Resultado do Tesouro Nacional (RTN) de agosto, que seria inicialmente publicado na última sexta-feira, 27, sairá apenas no próximo dia 3. Como mostrou mais cedo o Broadcast, apesar do atraso, o resultado das contas do governo central constam no Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), divulgado hoje no Diário Oficial da União (DOU). Normalmente, os valores são publicados antes no RTN, mas a greve dos servidores da instituição atrasou o calendário de divulgação.
Por causa da greve, a Secretaria do Tesouro Nacional também informou hoje que não haverá venda de títulos por meio do Programa Tesouro Direto nesta terça-feira, 1. A operação foi cancelada também na semana passada por causa da mobilização no órgão.
Em nota, o Tesouro informou que as operações de resgate antecipado e agendamentos serão realizadas normalmente amanhã. Ou seja, os investidores poderão resgatar seus investimentos no programa.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados