Economia
BCE/Guindos: inflação está se aproximando da meta de 2%, que deve ser atingida no fim de 2025
O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, disse que a inflação na zona do euro está próxima da meta de 2% e é esperado que ela seja atingida no final de 2025, em entrevista para o jornal Expresso, publicada no site do BCE. O dirigente não determinou de quanto ou quando será realizado o corte na taxa de juros pelo BCE, mas informou que a abordagem adotada é de "reunião por reunião" e que estão dependentes de dados.
Sobre a inflação de serviços, Guindos disse que ela é "o ponto fraco da inflação". "Acreditamos que a inflação no setor começará a cair porque estamos esperando uma moderação nos acordos salariais e na remuneração por funcionário, juntamente com uma melhora na produtividade", explicou.
O dirigente também argumentou que os riscos para o crescimento econômico na zona do euro estão inclinados para baixo e que a projeção depende de dois principais elemento: a recuperação do consumo e o aumento nas exportações líquidas.
"Esperamos que a recuperação econômica seja baseada no consumo e na recuperação do poder de compra das famílias", disse.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados