Economia
Anatel decide suspender a comercialização de novos números 0800 por 30 dias para coibir crimes e fraudes
Agência diz que empresas podem ser responsabilizadas caso não cumpram uma série de medidas para melhorar a segurança
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu suspender por 30 dias a comercialização de novos números 0800, para tentar inibir o cometimento de crimes e fraudes. Segundo despacho assinado pelo Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, Vinicius Oliveira Caram Guimarães, que ainda sairá no Diário Oficial da União, a agência determina a suspensão até que uma série de medidas de segurança sejam adotadas pelas empresas de telefonia.
"Recomenda-se a imediata suspensão da comercialização de novos recursos da série "800" até que sejam adotadas as providências antifraude dispostas neste despacho e no item relativo ao cadastro e ao controles de assinantes exaltados neste documento", diz a agência.
A Anatel também diz que a não implementação das medidas pode fazer com que as companhias sejam consideradas omissas e responsabilizadas em relação aos atos criminosos.
"A sua não implementação poderá constituir omissão por parte das prestadoras no atendimento à sua obrigação regulamentar de atuação, com a consequente responsabilização administrativa decorrente de tal omissão."
Entre as medidas que devem ser tomadas pelas empresas estão a concessão de apenas um número por usuário, a proibição da revenda dos números, atualização de cadastros e a suspensão imediata do serviço em casos de suspeitas de fraudes.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
4MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Rússia amplia liderança em drones com expansão da Rubikon, aponta CNN