Economia

Transportadores autônomos de carga (TAC) do Rio podem emitir nota fiscal por aplicativo. Saiba como

Plataforma está disponível para download para Android e iOS

Agência O Globo - EXTRA 30/10/2023
Transportadores autônomos de carga (TAC) do Rio podem emitir nota fiscal por aplicativo. Saiba como

Transportadores autônomos de carga (TAC) do Rio já podem emitir as notas fiscais pelo aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF). Um decreto do governador Cláudio Castro que regulamenta a medida foi publicado no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o governo, com o recurso os contribuintes fluminenses terão mais facilidade na hora de cumprir algumas exigências para o transporte de mercadoria, podendo realizar o procedimento de forma mais ágil e sem a necessidade de impressão dos arquivos e do serviço de intermediários.

A modalidade permite ao transportador emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) pelo aplicativo NFF.

— A Fazenda registra, por dia, a passagem de quase 6 mil veículos de carga pelas três Barreiras Fiscais do Estado, que fiscalizam a circulação de mercadorias. Agora, os profissionais autônomos deste grupo vão contar com uma forma muito mais prática para emitir seus documentos fiscais — afirmou o secretário Leonardo Lobo.

Como funciona?

O TAC precisa primeiro baixar e instalar o aplicativo NFF App no celular. A plataforma está disponível nos sistemas Android e iOS. O acesso ao sistema é realizado com o login do sistema Gov.br e o preenchimento de informações básicas.

Depois, o usuário deve selecionar a opção "Transportador Autônomo de Carga", a única disponível por enquanto. De acordo com o o governo, a previsão é que nos próximos meses a possibilidade de emitir nota pelo NFF também esteja disponível também para quem é microempreendedor individual (MEIs) ou produtor rural pessoa física.

A próxima tela pedirá que o TAC inclua o número de telefone para verificação. Depois, basta inserir o código de seis dígitos enviado via SMS e criar uma senha de quatro dígitos.

Se o CPF estiver devidamente cadastrado na ANTT, a tela irá mostrar o RNTRC e respectivos veículos. As instruções completas para uso da ferramenta estão disponíveis no Manual de Utilização do aplicativo NFF (clique aqui).