Economia
Cedae abre Programa de Demissão Voluntária. Veja os detalhes
Empresa vai oferecer pacote de incentivos financeiros, mas demissão será formalizada por acordo mútuo
A Cedae, responsável pela captação e tratamento de água no Estado do Rio, abriu um Programa de Demissão Voluntária (PDV) oferecendo um pacote de incentivos financeiros aos funcionários que decidirem deixar a empresa, privatizada em 2021. O PDV está aberto a parte dos 3.200 funcionários da empresa, e o período de adesão vai de 17 de outubro a 16 de novembro de 2023.
Conta de luz de produtores rurais sobe com fim de descontos. Entenda
Quem aderir vai receber aviso prévio integral, multa de 40% do FGTS (20% previstos na legislação para demissão por acordo mútuo mais 20% de incentivo pagos pela empresa). No modelo de desligamento por acordo, os empregados que se desligarem poderão sacar 80% do saldo do FGTS, se forem ativos, ou o saldo total, se já forem aposentados.
Está previsto ainda a concessão de prêmio de adesão correspondente a 35% da base de cálculo do incentivo por ano de trabalho na empresa. A base de cálculo do incentivo corresponde ao salário-base e demais vantagens fixas e variáveis definidas nas regras do PDV. O valor mínimo deste prêmio de adesão será de R$ 75 mil.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e Concursos e receba as principais notícias do dia
De acordo com a empresa, o funcionário que aderir ao plano de demissão receberá o valor correspondente a seis meses de vale alimentação, vale café da manhã, vale-refeição, bolsa de estudos, auxílio para pessoas com deficiência ou acometidas por doenças graves, e auxílio creche para os empregados que tenham o respectivo benefício válido no mês em que aderirem ao programa.
Além da captação de água, a empresa ainda é responsável pela distribuição de água em 16 municípios fluminenses - que não aderiram à privatização do serviço.
O leilão da Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro) na Bolsa de Valores, em São Paulo, foi realizado em abril de 2021, e concedeu à iniciativa privada a prestação do serviço de água e esgoto em regiões do estado por R$ 22,7 bilhões. Com a concessão, parte do fornecimento de água do estado estará nas mãos de dois consórcios por 35 anos.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico