Economia
Petróleo supera US$ 90 e Bolsas globais caem, com aumento de tensão entre Israel e Hamas
Investidores receiam que conflito envolva mais países da região
O barril do petróleo voltou a subir com força nesta sexta-feira e superou U$ 90 o barril, com a preocupação de que o conflito entre Israel e Hamas envolva outros países da região. As Bolsas asiáticas fecharam em queda e as europeias operam no vermelho.
O barril do tipo Brent, referência no mercado internacional, subia 1,21%, cotado a US$ 93,50 por volta das 8h55.
Ontem, Israel ordenou que tropas terrestres ficassem "prontas" para entrar na Faixa de Gaza. E o Pentágono afirmou que há risco de ataques com drones a bases americanas no Iraque e na Síria podem aumentar.
- Enquanto as tensões entre Israel e Hamas crescem, o petróleo vai continuar suscetível a novas altas de preço - disse o consultor Vandana Hari, da Vanda Insights.
Na Europa, a Bolsa de Londres caía 0,98% por volta das 9h. Os mercados acionários de Frankfurt e Paris tinham quedas ainda maiores, com baixa de 1,32% e 1,17%, respectivamente.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico