Economia

Compras com cartão de terceiros: saiba quais são as transações mais contestadas

A maioria dos consumidores usa os cartões de suas mães

Agência O Globo - EXTRA 18/10/2023
Compras com cartão de terceiros: saiba quais são as transações mais contestadas
Cartão de crédito - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uma pesquisa da Serasa Experian buscou analisar compras em marketplaces cujos cartões utilizados como meios de pagamento eram de parentes dos titulares das contas nas plataformas. O estudo identificou que as compras feitas com os cartões de avós e avôs são mais contestadas do que as realizadas com os cartões de outros parentes.

Sobre o risco relativo de contestação das transações on-line, as chances de questionamentos quando o cartão dos avós é utilizado são 153,8% maiores do que cartões de filhos, por exemplo. Já o risco de ter a compra contestada usando os cartões dos avós é 73,7% maior que o verificado na utilização do cartão das mães.

Cerca de 30% das compras são feitas cartão de crédito de terceiros. Veja os riscos

Contestação de compra

A análise da Serasa Experian também revelou que, das mais de 60 mil transações consideradas no estudo, 65,9% foram finalizadas com cartões das mães. O parentesco menos comum nas operações foram de “Outros”, que inclui pais, netos e/ou sobrinhos.

Para o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da empresa, Caio Rocha, quando uma transação on-line feita por cartão de crédito é contestada pelo titular é sinal de que uma fraude pode ter ocorrido.

"Emitir cartões digitais temporários, por exemplo, é um bom caminho para os consumidores aumentarem a segurança em compras on-line”.

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e Concursos e receba as principais notícias do dia

Quase metade das tentativas de fraude é relacionada a bancos e cartões

Do total de tentativas de fraudes registradas no primeiro semestre de 2023, 45,5% foram no setor de bancos e cartões, segundo dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.

O volume de incidentes ligados a cartões bancários cresceu 18% no último trimestre de 2022 na comparação com o trimestre anterior, de acordo com o último Relatório Global de Identidade e Fraude da Serasa Experian.

Veja dicas para se proteger

Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;

Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.

Fonte: Serasa Experian