Economia
Black Friday 2023: metade dos brasileiros querem comprar mais do que no ano passado
O e-commerce será ambiente de compra para 96% dos respondentes e 23% pretender gastar mais de R$ 2 mil na data
Ao menos metade dos brasileiros estão dispostos a comprar mais na Black Friday 2023, em 24 de novembro, em comparação com a campanha de 2022, segundo Mercado Livre. O e-commerce será ambiente de compra para 96% dos respondentes e 23% pretender gastar mais de R$ 2 mil na data. Esta foi a maior faixa de valor considerada na pesquisa e a mais popular, ou seja, faixas de gastos mais baixas têm menor intenção declarada.
-- Eletrodomésticos são líderes absolutos de intenção de compras. Eletrônicos vêm em segundo lugar, e celulares e assessórios de telefonia aparecem em terceiro. São categorias de valor alto, que as pessoas se planejam para comprar -- afirma Julia Rueff, vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre no Brasil, ressaltando, no entanto, que outras categorias vêm ganhando amplitude nas intenções de compra: -- Dificilmente a pessoa vai comprar uma categoria só no Black Friday.
Mais da metade dos consumidores pretendem comprar celulares, e quatro a cada dez vão mirar nos eletrônicos. Mas móveis e itens de decoração para casa, que estão fora do pódio, por exemplo, devem aparecer nos carrinhos de três em cada 10 compradores durante a Black Friday. O Mercado Livre ainda planeja vender pares de tênis que enchem nove Maracanãs, 20 piscinas infantis em perfumes, tapetes forrando 27 de campos de futebol, quase um milhão de taças de vinho e 1000 salas de cinema ocupadas por bonecas.
Para dar conta dessa demanda, a empresa vai contratar 5.600 trabalhadores temporários, que vão representar mais de 20% do seu quadro de funcionários para a data mais importante do ano em vendas. São contratações principalmente para o setor de Logística.
Planejamento para compras caras
Para fazerem escolhas inteligentes dentro das categorias que exigem um desembolso maior, seis entre dez consumidores já se planejam desde setembro, fazendo listas de desejo, pesquisas de marcas e acompanhando preços.
-- Mas 61% mudam de opinião, em relação ao produto ou a marca, no momento da compra, se forem estimulados por uma promoção, por exemplo. Então a Black Friday é uma boa oportunidade para as marcas apresentarem seus produtos aos consumidores -- diz Julia Rueff.
A intenção de compra à vista é de apenas 18%, após ter crescido três pontos percentuais. A opção de parcelamento continua sendo a mais relevante, sendo que 49% dos consumidores não comprariam se houvesse o fim da opção de parcelar sem juros. Portanto, meios de pagamento oferecidos pelas empresas podem ser determinantes para seu sucesso de vendas na data.
A oferta de frete grátis também: 75% dos consumidores consideram como um motivo para comprar. E um em cada três consumidores considera que receber o produto em um dia é um diferencial. As duas conveniências vêm sendo reforçadas pelo Mercado Livro durante todo o ano.
Para se destacar ainda na Black Friday, o marketplace vai continuar sua estratégia tradicional em cupons de desconto, mas serão publicados 137% mais códigos promocionais do que no ano passado. Em parceria com a TV Globo, a campanha "Tá na mão" acontece desde segunda-feira (16) até o fim de novembro, liberando um cupom para consumidores a cada vez que um aperto de mão for dado na telinha global. Os abatimentos podem chegar à faixa de 70%.
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