Economia
Manchester United: Recuo de investidores do Catar abre caminho para bilionário britânico comprar time inglês
Proposta do britânico Jim Ratcliffe para comprar 25% das ações do time precisa ser aprovada por acionistas minoritários
Após o grupo do Catar liderado pelo Xeque Jassim Bin Hamad J.J. Al Thani retirar sua oferta para comprar o Manchester United, o bilionário britânico Jim Ratcliffe está cada vez mais perto de assumir o controle do clube de futebol da Inglaterra depois de quase um ano de conversas.
O ricaço já vinha fazendo negociações com a família Glazer, dona do Manchester United, para comprar 25% das ações do clube, mas enfrentava concorrência dos catarianos. Eles chegaram a oferecer um montante em torno de US$ 6,1 bilhões pela equipe, mas tiveram a proposta recusada.
O grupo de Al Thani não quis oferecer mais dinheiro pelo Manchester United, colocando Ratcliffe em vantagem. Se o acordo for feito, o bilionário poderá, pouco a pouco, aumentar a sua participação na companhia.
Aprovação dos acionistas minoritários
Para que a aquisição de Ratcliffe aconteça, será necessária a aprovação dos acionistas minoritários, que parecem estar resistentes.
“Irei me opor a qualquer coisa que proporcione à maioria dos Glazers um negócio materialmente melhor do que aos investidores minoritários”, disse Ricky Sandler, fundador do fundo de hedge Eminence Capital.
A Eminence, fundada por Sandler em 1999, administra cerca de US$ 7 bilhões em investimentos e é o terceiro maior acionista das ações listadas do Manchester United, segundo dados compilados pela Bloomberg.
A diretoria do Manchester United deve se reunir nos próximos dias, enquanto as discussões estão em andamento. O Glazers podem decidir manter o clube, fechar um acordo com Ratcliffe ou com investidores institucionais. Uma última alternativa seria optar por uma combinação dos itens acima.
O Manchester United compete na Premier League inglesa. Tanto a sua rica história, quanto a sua extensa base de torcedores em todo mundo refletem o quão cobiçado é o time por investidores que procuram uma posição na liga de futebol mais rica do mundo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados