Economia
Há processo em curso de desaceleração da economia chinesa, afirma Galípolo
O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta segunda-feira, 9, que há um processo em curso de desaceleração da economia chinesa impulsionada pelo mercado imobiliário. "A gente assistiu a todas as discussões que ocorreram sobre o cenário imobiliário nos últimos meses", afirmou, mais cedo, em reunião do Conselho Empresarial de Economia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
A comunicação que vem sendo feita pelas autoridades e órgãos oficiais do gigante asiático, conforme Galípolo, é a de que a China passa por uma tentativa de transição de polo dinâmico da sua economia mais guiado pelo consumo das famílias e por inovações tecnológicas.
"Isso explica, em parte, porque, apesar da desaceleração, não há uma queda tão acentuada das commodities", disse o diretor, explicando que o movimento foi mais formado por uma restrição de oferta do que por uma elevação da demanda.
A transmissão ao vivo foi cortada após a fala inicial de Galípolo no evento pela manhã. No período da tarde, a Firjan divulgou a íntegra do debate.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados