Economia

Caso queira sair do Brasil, o problema é do Uber, diz ministro do Trabalho; veja o vídeo

Marinho afirmou que outras empresas ocupariam o espaço

Agência O Globo - GLOBO 04/10/2023

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta terça-feira que o Uber seria automaticamente substituído no Brasil, se houvesse a decisão da empresa de abandonar o mercado interno. A empresa americana de transporte por aplicativo está no grupo de trabalho criado pelo governo para regular a atividade de entregadores e motoristas via plataformas.

Uber: MP-RJ investiga irregularidade em serviço de entrega por aplicativo

Multa bilionária: Uber é condenado a pagar R$ 1 bi de dano moral e reconhecer vínculo de emprego de motoristas

— O Uber não vai sair do Brasil. O número um é o Brasil no seu mercado. Agora, caso queira sair, o problema é só do Uber, porque outras concorrentes ocupam esse espaço, como é um mercado normal — disse hoje em audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

Ele também voltou a defender a atuação dos Correios na oferta de serviços transporte por aplicativo.

— Eu provoquei o Correios para que se estudasse, deveria se estudar, montar um aplicativo para colocar de forma mais humana para os trabalhadores que desejassem usar o aplicativo dos Correios, para poder trabalhar sem a neura do lucro dos capitalistas, que é o que acontece com o Uber, IFood, etc.

Ferramenta: Justiça derruba liminar obtida pela Uber e libera 'recusa automática' de corridas

Marinho mencionou que o governo está mediando as negociações entre os aplicativos, entregadores e motoristas. Ele ressaltou que os aplicativos de entrega e os motociclistas não estão conseguindo chegar a um consenso.