Economia
Bruxas, vampiros e... barbies. Fantasia da boneca é uma das mais vendidas para o Halloween
Look é o terceiro mais desejado na temporada nos EUA. Traje neon de patinação da personagem e de Ken já estão esgotados em grandes redes
A tradicional paleta de cores preta e laranja do Halloween está prestes a se tornar rosa choque. E os varejistas estão se preparando para a nova onda. Isso porque a icônica boneca Barbie será a terceira fantasia mais popular para adultos, depois de bruxas e vampiros.
E está entre as 10 mais vendidas para crianças para as comemorações do Dia das Bruxas nos Estados Unidos, de acordo com pesquisa da National Retail Federation (NRF, associação que reúne os varejistas do país).
Filme da Barbie: Um olhar sobre a campanha de marketing genial de US$ 150 milhões
Mundo cor de rosa: Pipoca cor-de-rosa, look Barbiecore e experiência imersiva no closet da boneca Barbie; veja lançamentos
Desde que a NRF começou a perguntar aos consumidores sobre seus planos para o período de festas de fim de ano, em 2004, a Barbie ela nunca esteve entre as 10 mais populares fantasias para nenhuma das faixas etárias.
Fantasias licenciadas, duplicatas de outras marcas e interpretações do tipo "faça você mesmo" terão grande destaque nos US$ 4,1 bilhões que os americanos desembolsarão este ano em suas roupas, parte do recorde de US$ 12,2 bilhões que gastarão no feriado.
- A mania da Barbie tomou conta do Halloween e as pessoas estão realmente ansiosas para fazer esses looks para a temporada - disse Drew Griffiths, vice-presidente da divisão de marketing e mídia social da Spirit Halloween, uma cadeia de fantasias e acessórios. - O rosa e a Barbie serão uma grande parte desses US$ 12,2 bilhões.
Cota por cliente
A Spirit já esgotou alguns de seus trajes licenciados, incluindo as versões adultas das roupas neon de patinação da Barbie e do Ken, e atualmente está limitando as vendas de alguns looks a dois por pedido.
O GLOBO no seu celular: Clique aqui para seguir o novo canal Economia e Negócios no WhatsApp
Varejistas como Target, Walmart e Amazon estão vendendo fantasias licenciadas, enquanto a gigante americana do e-commerce está repleta de varejistas terceirizados que vendem cópias não licenciadas dos looks mais populares do filme da Barbie, usando títulos com palavras inteligentes, como "trajes de cowgirl" e "vestidos de cosplay do filme".
Um porta-voz da Target não quis comentar esta história. Os porta-vozes do Walmart, Amazon e Mattel , fabricante da icônica boneca, não responderam aos pedidos de comentários.
'Barbieween'
A nova tendência do Halloween, apelidada de "Barbieween" pelos influenciadores, se baseia no impulso econômico da exibição do filme da Barbie nos cinemas. O lançamento da Warner Bros Discovery é o filme de maior bilheteria do ano até o momento, arrecadando US$ 1,4 bilhão globalmente nas bilheterias e fazendo de Greta Gerwig a primeira diretora a ter um filme ultrapassando a marca de US$ 1 bilhão.
Entrevista: ‘A Barbie acompanhou a vida real das mulheres’, diz diretor da Mattel na América Latina
Os fãs se interessaram pelo enredo feminista da obra e por sua originalidade como um filme de e sobre mulheres e feminilidade. Além disso, gerou uma série de parcerias, desde a Airbnb até o XBox, da Microsoft, com o objetivo de capitalizar a popularidade do filme.
Flash mob do TikTok
O feriado de Halloween será mais do que fantasias pré-fabricadas. Os criadores do TikTok estão incentivando os seguidores a se envolverem na comunidade em torno do filme, usando variações da mesma fantasia ou se preparando para um flash mob em 31 de outubro, aprendendo uma dança apresentada no filme.
Todos querem estar no clima do Barbieworld.
- O objetivo é não ser diferente das outras garotas - disse uma TikToker chamada Hannah em um vídeo que já foi visto mais de 1,1 milhão de vezes.
Tutus, asas de fadas e tiaras no 'faça você mesmo'
Os varejistas podem esperar que os frequentadores do Halloween - guiados pelos tutoriais de fantasias na onda do ''Faça você mesmo'' que proliferam no TikTok - comprem itens para criar esses looks, bem como aqueles inspirados nos filmes de animação da Mattel. Os influenciadores já estão ajustando suas vitrines na Amazon para ajudar os seguidores a obter os tutus, asas de fada e tiaras necessários.
Meredith Heika, uma figurinista da Califórnia, postou um clipe viral no TikTok, destacando que as fantasias baseadas nos filmes de animação ou em uma das muitas bonecas são uma maneira de seguir a tendência da Barbie, mas também de mostrar alguma originalidade. Por sua vez, ela está planejando uma roupa inspirada na Barbie "Peaches 'n Cream" , de 1984.
- A Barbie tem tantos visuais. Muitas garotas têm dito que querem que todas sejam uma Barbie este ano, e eu gosto da ideia de que cada uma seja uma Barbie diferente - reforçoi Heika.
E quanto ao suposto namorado da Barbie? Ah, ele é apenas o Ken - mas há muitas fantasias disponíveis para ele também.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados