Economia
Dia das crianças: preços de brinquedos variam mais de 250% em lojas virtuais
A maior flutuação foi nos preços de um jogo. Mais de cem brinquedos foram pesquisados pelo Procon-RJ
O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou um levantamento de preços de 100 brinquedos em 13 lojas virtuais e verificou uma variação de até 251% nos valores dos presentes. A maior flutuação foi achada em um jogo. Um quebra cabeça apresentou variação de 235% nos preços.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e Concursos e receba as principais notícias do dia
Entre os cem brinquedos pesquisados, um lançador com acessórios tinha a menor variação de preços nas lojas: 12%. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, em diferentes sites direcionados às crianças.
— O objetivo foi de ajudar e demonstrar ao consumidor que, se ele pesquisar o mesmo produto em locais diferentes, pode encontrar muita diferença de valor e economizar expressivamente — explica o presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho.
Durante a pesquisa de preços, o Procon-RJ encontrou irregularidades em informações de preço que podem induzir o consumidor ao erro e notificou três sites. Essas lojas terão 48 horas para realizarem adequação às normas apontadas. Até o dia das crianças, a entidade vai continuar suas ações de fiscalização em defesa do consumidor.
— Manteremos a vigilância no e-commerce. Durante a semana do dia das crianças, faremos fiscalizações em lojas que comercializam produtos para este público. Queremos garantir a segurança dos consumidores e orientar os fornecedores quanto às boas práticas consumeristas — pontua Coelho.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados