Economia
ANS não dá aval para transferência de usuários da Unimed-Rio a outras operadoras. Entenda
A operadora havia informado que recebeu autorização para efetivar o processo de 180 mil usuários. Mas a agência diz aprovou somente a cessão de 73 mil clientes
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou nesta terça-feira (dia 3) que não autorizou a transferência de mais 107 mil usuários de planos de saúde da Unimed-Rio, como a operadora, que atravessa uma grave crise financeira, havia informado na última sexta-feira (dia 29). A cooperativa registrou o segundo maior prejuízo do setor no primeiro semestre deste ano, com resultado de R$ 840 milhões negativo.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e Concursos e receba as principais notícias do dia
Problemas no atendimento: ANS suspende a comercialização de 38 planos de saúde. Veja quais são
De acordo com a ANS, a última operação de transferência de carteiras aprovada pela agência envolveu 43 mil beneficiários de planos coletivos empresariais vinculados a empresas com CNPJ do estado do Rio de Janeiro passaram a ser atendidos pela Unimed Ferj a partir de 1° de setembro, com exceção de empresas com CNPJ dos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Assim, os contratos coletivos empresariais desses dois municípios permanecem na Unimed-Rio.
Na primeira etapa do processo, em 27 de junho, foram transferidos 30 mil usuários da cooperativa carioca para a federação. Nessa fase, tratavam-se de beneficiários de planos coletivos por adesão que moram no estado do Rio de Janeiro – com exceção de residentes dos municípios da capital e de Duque de Caxias, que permaneceram na Unimed-Rio.
Ao todo, segundo a agência, até agora foi aprovada a transferência de um total de 73 mil clientes.
Operadora volta atrás sobre transferência
O esclarecimento da ANS ocorreu 5 dias depois de a Unimed-Rio informar que "a migração foi submetida e aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para cerca de 180 mil clientes de contratos Pessoa Física, empresariais e de adesão nas condições citadas (residência ou CNPJ atual fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias)" para outras Unimeds.
Por meio de nota, a Unimed-Rio havia dito que "a transferência de parte da carteira faz parte da estratégia de reequilíbrio econômico-financeiro da cooperativa".
Nesta terça-feira, no entanto, diante da contestação da ANS sobre a transferência de 107 mil usuários, ao ser procurada a Unimed-Rio diz agora que "trabalha com a previsão de transferência de até 180 mil vidas de clientes fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias para outras empresas do Sistema Unimed", mas admite que "até o momento, duas etapas foram validadas pela agência: uma de cerca de 30 mil clientes, referente a contratos de adesão vinculados à administradora de benefícios Supermed; e outra de cerca de 43 mil clientes de contratos empresariais".
A cooperativa acrescenta ainda que "novas etapas serão submetidas à ANS".
Unimed-Rio teve 16 planos suspensos pela ANS
A ANS informou ainda que vem monitorando a Unimed-Rio, que se encontra em regimes de direção fiscal e direção técnica por conta de problemas econômico-financeiros e assistenciais. Por causa do aumento de reclamações dos usuários contra a operadora, a ANS suspendeu a venda de 16 planos comercializados pela Unimed-Rio.
A agência reguladora ressaltou ainda que orienta o usuário que estiver enfrentando problemas de atendimento com a Unimed-Rio para que procure, inicialmente, a operadora para que ela resolva o problema e, caso não tenha a questão resolvida, registre reclamação junto à ANS.
Para abrir denúncia na ANS, para mais informações ou dúvidas sobre a prestação de serviços pelas operadoras de saúde, o usuário pode ligar gratuitamente para o Disque ANS (0800 -701-9656) ou acessar o "Fale Conosco", da agência reguladora.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados