Economia
Produção industrial brasileira registra variação de 0,4% em agosto
A produção industrial do país cresceu 0,4% em agosto deste ano, na comparação com o mês anterior. O resultado veio depois de uma queda de 0,6% em julho. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (3), pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Em relação ao mesmo período no ano passado, o setor apresentou alta de 0,5%. No entanto, no acumulado do ano de 2023, ele soma quedas de 0,3%; e de 0,1% no acumulado dos últimos 12 meses.
O gerente da pesquisa, André Macedo, avaliou que ainda é cedo para falar em recuperação.
Na passagem de julho para agosto, 18 dos 25 ramos industriais pesquisados pelo IBGE apresentaram aumento na produção, com destaque para farmoquímicos e farmacêuticos, que teve alta de 18,6%.
Entre as seis atividades em queda, os principais recuos ficaram no ramo de produtos diversos, com -8,0%. Já o grupo couro, artigos para viagem e calçados reduziu em 4,2% a produção. Celulose, papel e produtos de papel integram um segmento que apresentou estabilidade no mês.
Na análise das quatro grandes categorias econômicas da indústria, três tiveram alta. A maior foi no ramo bens de consumo duráveis, com 8%.
*Com informações da Agência Brasil.
Economia Rio de Janeiro 03/10/2023 - 13:01 Sâmia Mendes/ Renata Batista Tatiana Alves* - Repórter da Rádio Nacional IBGE Produção Industrial terça-feira, 3 Outubro, 2023 - 13:01 138:00
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados