Economia
Em três dias, 5.883 segurados do INSS foram orientados a enviar laudos médicos via internet, dispensando perícias
Análise da documentação é feita à distância, agilizando a concessão do benefício. Ligação ao trabalhador é feita pelo telefone (11) 2135-0135
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentou um levantamento sobre a primeira semana de funcionamento do serviço que consiste em ligar para segurados com perícias agendadas, a fim de orientá-los a enviar a documentação médica pelo aplicativo ou pelo portal Meu INSS. Dessa forma, o trabalhador não precisa realizar o exame presencial, a menos que haja dúvidas sobre os documentos. A análise dos laudos e atestados é feita à distância, agilizando a concessão do benefício.
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Segundo o INSS, o balanço é positivo: dos 55.551 contatos feitos nos três primeiros dias de funcionamento do sistema, 14.055 atenderam às ligações, que são feitas pelo número (11) 2135-0135.. Desse total, 5.883 pessoas foram encaminhadas para o Atestmed (como é chamado o sistema do INSS de envio da documentação), ou seja, receberam a orientação para trocar a perícia médica presencial pela análise documental.
Das 627 mil pessoas que aguardam por perícias médicas do INSS em todo o país, 480 mil são elegíveis ao Atestmed, de acordo com o instituto. Considerando esse universo de segurados, 300 operadores da central telefônica 135 estão mobilizados para fazer as ligações.
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"Diariamente, cada atendente liga para 60 pessoas. Ou seja, 18 mil pessoas por dia são chamadas a apresentar o Atestmed por meio do aplicativo ou do site Meu INSS", informou o instituto, lembrando que as chamadas são feitas de segunda-feira a sábado das 9h às 17h.
Caso o trabalhador com perícia médica agendada receba a ligação do número (11) 2135-0135 e tenha dúvidas sobre a veracidade do serviço, basta ligar para a Central 135, a fim de verificar se realmente é elegível à análise documental.
Vale destacar, porém, que o INSS entra em contato somente para orientar o segurado e, mesmo assim, é o instituto que informa os dados. Se receber ligação solicitando informações pessoais, bancárias ou foto de documento, desligue.
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O que deve constar do atestado médico ou odontológico
A documentação médica ou odontológica apresentada pelo segurado na hora do requerimento deve ser legível e sem rasuras, contendo, obrigatoriamente, as seguintes informações:
Nome completo do segurado
Data de emissão do documento (não podendo ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento)
Diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID)
Assinatura e identificação do profissional emitente, com nome e registro no conselho de classe, ou carimbo
Data do início do afastamento ou repouso
Prazo necessário estimado para o repouso
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