Economia

Cresce a expectativa do setor de serviços do Estado do Rio

Índice geral ficou em 108,4 pontos em setembro, contra 106,6 em agosto

Agência O Globo - EXTRA 02/10/2023
Cresce a expectativa do setor de serviços do Estado do Rio
Rio de Janeiro - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O setor de serviços do Estado do Rio registrou uma alta mensal na expectativa, pelo terceiro mês seguido. O índice geral ficou em 108,4 pontos em setembro, contra 106,6 em agosto. Em julho, o indicador registrou 104,3 pontos e, em junho, 103,4.

Segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) — que ouviu 297 empresários do fluminenses, entre 6 e 18 de setembro —, a elevação foi puxada, principalmente, pela situação presente.

"O índice de situação presente avançou de 84,3 pontos no trimestre de junho a agosto para 86,8 de julho a setembro, com destaque para o comportamento do negócio, que apresentou elevação de 88,4 pontos do mês passado para 91,2 em setembro", informou.

Já a expetativa sobre a situação futura cresceu em relação ao trimestre móvel anterior de 121,5 pontos para 122,9, com a alta ligada principalmente à situação da demanda. De acordo com o IFec RJ, esta subiu de 124,9 em agosto para 126,4 pontos neste último levantamento.