Economia
Lael Brainard diz que núcleo da inflação dos EUA está de volta a nível pré-pandemia
A diretora do Conselho Econômico Nacional do governo dos Estados Unidos, Lael Brainard, disse que o núcleo da inflação voltou à faixa pré-pandemia, em entrevista à rede CNBC. "A inflação hoje foi absolutamente uma boa notícia. O núcleo da inflação, particularmente, está se movendo em torno de 2,2% em três meses em base anualizada e isso é muito encorajador", disse Brainard, em referência ao dado divulgado pela manhã.
A ex-vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) citou ainda o desemprego abaixo de 4% por 19 meses seguidos como outro sinal encorajador.
Brainard admitiu que há riscos vindos dos preços do petróleo e de efeitos da greve nas montadoras americanas, mas observou que a economia americana segue "resiliente" e que a grande questão do momento é em relação à possibilidade de paralisação do funcionamento do governo. "A paralisação governamental, que pode começar neste fim de semana, será um 'risco desnecessário' para uma economia resiliente agora com inflação moderada", disse.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados