Economia
Aneel diz que conclusões do ONS sobre apagão são 'preliminares', mas acompanha elaboração do relatório
Relatório preliminar do ONS aponta falhas em usinas eólicas e solares
Depois de receber, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a minuta do Relatório de Análise de Perturbação (RAP), com informações sobre as principais causas do apagão que afetou vários estados brasileiros, em 15 de agosto último, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ressaltou que as informações ainda são preliminares. Em resposta ao GLOBO, a agência esclareceu que, apesar de o documento ainda não ser definitivo, já foram iniciadas diligências de fiscalização.
"As avaliações e conclusões contidas no relatório são ainda preliminares. A Agência está acompanhando a elaboração do relatório e já deu início às diligências de fiscalização", afirmou, em nota.
Na minuta enviada pelo ONS aos agentes do setor elétrico, na última segunda-feira, a explicação para o apagão foi que houve falha em equipamentos de controle de tensão de parques eólicos e solares, na linha de transmissão que liga Quixadá a Fortaleza, no Ceará. O equipamento deveria compensar a queda da tensão, mas não funcionou como esperado. O documento final será divulgado no próximo dia 17 de outubro.
Entre as recomendações contidas no RAP, o ONS propõe à Aneel a elaboração de novos procedimentos para envio e validação dos dados pelas usinas. Com a medida, será possível “assegurar reprodução fidedigna dos seus desempenhos em campo, tanto no processo de integração de novas usinas quanto em todo o ciclo de vida”.
O ONS também sugere que as usinas eólicas e solares enviem dados sobre os parques de geração, com documentação detalhada de equipamentos, modelos de simulação e validação dos dados. A execução das propostas deve ocorrer até janeiro de 2024.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados