Economia
Após demissão de Wilson Ferreira, Eletrobras anuncia renúncia de vice-presidente financeira
Empresa informou que Elvira Cavalcanti Presta deixou a companhia
Após Wilson Ferreira Jr. ter saído do comando da Eletrobras, a empresa informou nesta terça-feira uma nova baixa. Elvira Cavalcanti Presta apresentou ao Conselho de Administração sua renúncia ao cargo de vice-presidente Financeira e de Relações com Investidores.
Em cinco pontos: Entenda o que está em jogo na discussão sobre os precatórios
FGTS: Bancos já antecipam até 12 anos de saque-aniversário. Empréstimos já somam R$ 49 bi este ano
De acordo com comunicado da maior empresa do setor elétrico do país, o colegiado informou que Eduardo Haiama foi nomeado novo vice-presidente da companhia. Até tomar posse do executivo, Élio Wolff, atual vice-presidente de Estratégia e de Desenvolvimento de Negócios, acumulará as duas funções.
Em agosto, Ferreira Jr. renunciou ao cargo de CEO da Eletrobras cerca de um ano depois de reassumir o comando da empresa, após a privatização da companhia. Em seu lugar foi eleito Ivan Monteiro, ex-presidente da Petrobras e até então presidente do Conselho de Administração da Eletrobras, como novo presidente da companhia. Com isso, Monteiro deixou o comando do colegiado, que passou a ser comandado por Vicente Falconi Campos.
O GLOBO no seu celular: Clique aqui para seguir o novo canal Economia e Negócios no WhatsApp
A saída de Ferreira Jr pegou o mercado de surpresa e ocorre em um momento em que o governo vem criticando a privatização da companhia.
Segundo fontes, o colegiado da Eletrobras quer amenizar a relação com o governo de forma a manter a empresa privada. Uma das críticas do governo de Lula é que a União, apesar de ter 43% das ações, participa das decisões com apenas 10% dos votos, por conta do acordo de acionistas após a privatização que tornou a Eletrobras uma empresa sem controlador definido através de uma pulverização de acionistas.
Em maio deste ano, a Advocacia-Geral da União foi ao Supremo Tribunal Federal questionando ainda a quantidade de representantes que o governo tem no Conselho da Eletrobras (um de nove).
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados