Economia
Diretor do BC vê comportamento benigno de preços, com desinflação de alimentos e industriais
Embora a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) tenha mostrado aceleração na passagem de agosto para setembro, o diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, apontou nesta terça-feira, 26, uma tendência benigna ao comportamento dos preços.
Em participação na conferência do J. Safra, Galípolo destacou que os preços de alimentos mostram desinflação, enquanto a inflação de bens industriais exibem bom comportamento.
Ele disse que a surpresa com a inflação de serviços no IPCA-15 está associada ao comportamento de indicadores que costumam ser mais voláteis.
Pontuou, no entanto, que já na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) os diretores do BC observaram uma surpresa positiva com os serviços subjacentes, o que sinaliza, embora com alguma resiliência, um bom comportamento à frente.
Por fim, o diretor do BC afirmou que a inflação dos preços administrados veio alta por motivos já esperados, como a reoneração dos combustíveis e os reajustes da Petrobrás.
"Para a questão da gestão da inflação, também é uma sinalização positiva ao horizonte relevante, dado que estamos olhando para frente", assinalou Galípolo.
O IPCA-15 de setembro subiu 0,35%, acelerando em relação à taxa de 0,28% registrada em agosto.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados