Economia
BNDES aprova R$ 10 bilhões para financiamento de obras do novo PAC em São Paulo
Valor será utilizado para financiar extensão da Linha Verde do metrô na implantação do Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará SP a Campinas
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de dois projetos do Novo PAC, que totalizam R$ 10 bilhões, para o Estado de São Paulo. Um dos empreendimentos, no valor de R$ 6,4 bilhões, é para aportes públicos na implantação do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC Eixo Norte), que ligará São Paulo a Campinas. Os outros R$ 3,6 bilhões são para a aquisição de 44 trens para a extensão da Linha 2 (Verde) do metrô de São Paulo.
“As obras do Novo PAC são prioritárias para o BNDES e, conforme orientou o presidente Lula, todas as consultas estão sendo tratadas de forma republicana. Assim, em parceria com a iniciativa privada, contribuiremos para retomar os investimentos, gerando emprego e renda”, afirmou o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.
O projeto do TIC consiste em uma PPP para implantação e operação de trem de média velocidade ligando São Paulo a Campinas, contando com: serviço expresso entre as duas cidades, com 101 quilômetros de extensão; serviço parador entre Francisco Morato e Jundiaí, com 44 km de extensão e atravessando oito municípios (TIM - Trem Intermetropolitano); e serviço parador metropolitano (Linha 7-Rubi), ligando São Paulo a Francisco Morato, hoje operado pela CPTM, com 57 km.
O TIC Eixo Norte foi concebido sob o regime de concessão patrocinada. O edital foi publicado em 25 de março deste ano, e o leilão está previsto para 28 de novembro. O investimento do projeto está estimado em R$ 12,5 bilhões.
A Linha 2 do Metrô de São Paulo, que atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente, será prolongada por 8,2 km e ganhará oito novas estações até a estação Penha, onde haverá integrações com a Linha 3 (Vermelha) e a Linha 11 (Coral). A extensão da Linha 2 gera uma necessidade operacional de 44 novos trens.
Segundo o banco, o financiamento aos 44 trens, no valor de R$ 3,6 bilhões, irá garantir que serão produzidos pela indústria nacional.
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