Economia
Stellantis vai investir R$ 2,5 bi no Rio e fabricar C3 AirCross em Porto Real
Empresa quer atrair novos fornecedores. Parte dos recursos será usado para desenvolvimento de novos produtos
A Stellantis, grupo automotivo que surgiu da união do Fiat Chyrsler com o Grupo PSA, anunciou nesta sexta-feira que fará investimentos de até R$ 2,5 bilhões no Rio de Janeiro.
Em evento realizado no Palácio Guanabara, com a presença do governador Cláudio Castro e de Vinicius Farah, secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, o presidente da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa, destacou que o plano prevê a produção de novos modelos de veículos e a atração de novos fornecedores para o Estado do Rio.
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Os investimentos são localizados em Porto Real, onde a montadora tem uma unidade fabril com 1,7 mil empregados. Hoje, a companhia anunciou que vai produzir um novo modelo no local, o C3 AirCross. Em Porto Real já é fabricado o C3. O terceiro modelo será anunciado em breve, destacou o executivo.
— Nosso plano é colocar o Rio de Janeiro no coração da nossa estratégia. Hoje estamos anunciando o segundo modelo e em breve teremos o terceiro modelo. Serão R$ 2,5 bilhões até 2025 — afirmou Filosa. — Porto Real é estratégico para o futuro de nossa empresa e para o desenvolvimento de uma mobilidade sustentável e acessível. Suas instalações receberam importantes investimentos nos últimos anos.
Os investimentos previstos até 2025 incluem o desenvolvimento de novos produtos, Pesquisa&Desenvolvimento e modernização das instalações, além de sistemas e equipamentos da unidade industrial.
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Desse total, R$ 330 milhões são destinados ao desenvolvimento de uma variante de uma plataforma chamada CMP, compatível com motorização térmica, híbrida e elétrica. Essa plataforma vai permitir que Porto Real tenha condições técnicas de produzir veículos híbridos, com gasolina (e etanol) e elétrico.
— Além disso, com as inovações e investimentos recentes, Porto Real está preparado para receber modelos das diversas marcas que compõem a Stellantis — afirma Filosa.
Atração de novos fornecedores
Segundo ele, a estratégia da companhia inclui ainda a atração de novos fornecedores nacionais que irão trabalhar não só para a planta de Porto Real, mas sim para outras regiões do Brasil.
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A planta de Porto Real é uma das unidades produtivas da Stellantis no Brasil, de um total de cinco fábricas instaladas na América do Sul.
— Isso vai permitir abastecer outras unidades como as de Minas Gerais e Pernambuco. Isso é apenas o começo de mais oportunidades — afirmou.
Em 2022, a unidade do Porto Real demandou R$ 3,3 bilhões em componentes e insumos para produzir sua linha de veículos. Cerca de 40% desta demanda foi atendida por fornecedores instalados no estado do Rio de Janeiro. Desde o início de suas operações, em 2001, o Polo já exportou mais de 355 mil unidades, principalmente para países da América Latina.
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