Economia
Anatel homologa os novos modelos de iPhone 15, Apple Watch e Air Pod
O processo de homologação é obrigatório para qualquer produto eletroeletrônico com conexão à internet
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a homologação das quatro novas versões do novo iPhone 15 e dos três modelos de relógios anunciados semana passada pela Apple.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e Concursos e receba as principais notícias do dia
O processo de homologação é obrigatório para qualquer produto eletroeletrônico com conexão à internet. Isso significa que os modelos passaram nos testes de conformidade, segurança e qualidade. Nessa etapa também é avaliada o volume de emissões eletromagnéticas, alvo de polêmica na França.
De acordo com a Anatel, foram homologados o iPhone 15, o iPhone 15 Plus, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max. Além disso, o órgão regulador disse ao GLOBO que também foi aprovado os relógios da Series 9 com tamanho de 41 mm e 45 mm. O Apple Watch Ultra 2 também foi autorizado. Na lista está ainda a homologação do Air Pod Pro, os fones de ouvido que foram atualizados para receber a entrada USB-C. As licenças foram emitidas na última terça-feira.
A Anatel também reiterou que, em relação aos limites de radiação do iPhone 12, está em conversas com a Apple, o Organismo de Certificação Designado (OCD) que conduziu o processo de certificação do produto, os laboratórios de ensaios que realizaram testes em amostras do produto e a Agência Nacional de Frequências da França.
“É importante destacar que o início da comercialização do referido produto no Brasil ocorreu somente após o processo de certificação e homologação pela Anatel, processo este em que foram realizados testes laboratoriais nas amostras do aparelho, e, à época, foi evidenciada sua conformidade aos limites de emissões de campos eletromagnéticos”, disse a Anatel em nota. O órgão regulador disse ainda que, após o recebimento e a análise de toda a informação apurada, vai adotar as medidas cabíveis, caso sejam identificados riscos ao usuário.
ZapZap do Extra: Receba as principais notícias no seu celular; clique aqui e faça parte da comunidade do Extra.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados