Economia
Brasil pede esclarecimentos à Apple para apurar problemas com iPhone 12
Senacon, do Ministério da Justiça, também notificará a Anvisa e o Inmetro. França suspendeu as vendas do aparelho por excesso de ondas eletromagnéticas. Outros países europeus podem seguir o exemplo
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou que abrirá um procedimento de investigação preliminar contra a Apple, para pedir esclarecimentos sobre possível emissão de radiação em aparelhos Iphone 12. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Inmetro também serão contatados "para conhecimento dos fatos", disse o órgão em nota.
iPhone 12 faz mal à saúde? Entenda a polêmica com a decisão francesa
iPhone 15: Foto ‘periscópio’, bateria duradoura e aparelho 10% mais leve; veja as novidades
O movimento acontece depois que a França suspendeu as vendas do modelo após constatar emissões de ondas eletromagnéticas acima do limite permitido. Órgãos reguladores de Bélgica e Alemanha também informaram que vão revisar o uso do aparelho.
No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse que vai se reunir com organismos de certificação e laboratórios para avaliar uma supervisão do mercado.
A Apple, que acaba de lançar o iPhone 15, contesta as alegações das autoridades francesas e nega qualquer risco à saúde, ressaltando que o modelo foi atestado por diversos organismos internacionais como seguro e dentro dos limites de radiação.
iPhone mais barato: Lojas dão desconto de até 40% em modelos anteriores
Entenda o caso
A França suspendeu as vendas do iPhone 12 até que a Apple resolva os problemas detectados em dois testes realizados. Segundo a agência reguladora francesa, a ANFR, os testes revelaram que este modelo emite mais ondas eletromagnéticas suscetíveis de serem absorvidas pelo corpo do que é permitido.
iPhone 15: Vale a pena importar dos Estados Unidos o smartphone da Apple?
No país europeu, o limite máximo de emissão é 4 W/kg (watts por quilograma), enquanto no iPhone 12 foi encontrada uma taxa de emissão em 5,74 W/kg.
A ANFR ordenou a retirada do iPhone 12 do mercado francês a partir de 12 de setembro. O modelo não está disponível para compra na Apple da França, mas pode ser comprado em sites como a Amazon.
Mathieu Michel, Secretário de Estado da Digitalização da Bélgica, disse a jornais estrangeiros que entrou em contato com o IBPT-BIPT, órgão regulador do país, para solicitar uma análise sobre o perigo potencial do iPhone 12 e, mais tarde, de todos os smartphones da Apple.
O BNetzA, órgão da Alemanha, disse que está acompanhando o processo na França, e avaliando se a medida pode ser adotada para o mercado doméstico. Embora não veja riscos graves à segurança dos usuários, o BNetza pediu explicações a Apple.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados