Economia
Eduardo Paes quer atrair novas companhias aéreas para o Galeão
Prefeito do Rio deve viajar para Cingapura na próxima sexta-feira, para encontrar executivos da Changi
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou a jornalistas nesta quarta-feira que pretende atrair novas companhias aéreas para operar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, na Zona Norte da cidade. Ele deve embarcar nesta sexta-feira para Cingapura, com o objetivo de debater estratégias com a Changi, empresa que controla a concessionária RIOGaleão.
Capital: Transferência de voos para Galeão deve se acentuar a partir de janeiro
Galeão registra alta de 14% na movimentação de cargas no 1º semestre
— Todas as medidas que podiam ser tomadas para fortalecer o Galeão já foram tomadas, através de gestos políticos importantes, nossos aqui, do presidente Lula, do governador Cláudio Castro — disse. — O que eu quero da concessionária, vou olhar no olho dos executivos, é que eles façam a parte deles, que deixem o aeroporto em excepcionais condições, trabalhem para a atração de novas companhias aéreas.
No mês que vem, entra em vigor uma restrição no fluxo de passageiros no aeroporto Santos Dumont, determinada pelo governo federal, que deve levar a um aumento no fluxo do Galeão: a partir de janeiro de 2024, o terminal central do Rio de Janeiro só poderá ter voos para Congonhas, em São Paulo; para o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte; e para Vitória.
Novo ministro de Portos e Aeroportos defende fortalecimento do Galeão e diz que vai conversar com Castro e Paes
De acordo com balanço operacional foi anunciado pelo RIOGaleão, há expectativa de alta de 62% nos voos domésticos e de 42% nos internacionais no segundo semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2022. E o número de passageiros que devem transitar pelo Galeão em 2023 deve aumentar em torno de 40%, chegando a cerca de 7,8 milhões de pessoas.
Ontem, a companhia aérea Lufthansa divulgou que passará ter seis voos semanais saindo do Galeão para Frankfurt — principal cidade usada pela empresa para conexões para destinos da Europa, da África, da Ásia e do Oriente Médio —, ao invés dos três atuais. A venda das passagens começa já na próxima semana.
Paes ainda deve anunciar antes da sua viagem um conjunto de medida para facilitar e ampliar acesso ao aeroporto do Galeão.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados