Economia

'Drex': Bradesco, Caixa e Inter fazem transferência simultânea via real digital

Operação ocorreu em meio a ambiente de testes do Banco Central

Agência O Globo - EXTRA 07/09/2023
'Drex': Bradesco, Caixa e Inter fazem transferência simultânea via real digital
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Bradesco, a Caixa Econômica Federal e o Inter fizeram uma transferência interbancária em real digital, o Drex. A operação foi realizada nesta quarta-feira (dia 6), em meio ao projeto-piloto do Banco Central.

PIX: 4 em cada 10 brasileiros já foram alvo de tentativas de golpe, aponta pesquisa. Veja os mais frequentes

ZapZap do Extra: Receba as principais notícias no seu celular; clique aqui e faça parte da comunidade do Extra.

Segundo o Bradesco, a operação realizada foi de transferência de reservas bancárias envolvendo uma versão tokenizada de reservas da Caixa e do Inter, que enviaram o real digital para o Bradesco e vice-versa.

Na última semana, Caixa e Banco do Brasil realizaram as primeiras transferências entre bancos púbicos utilizando o Drex, também no ambiente de testes do BC.

O Drex está em processo de implementação pelo BC e ainda não tem um cronograma oficial de lançamento. Na prática, a moeda digital nada mais é do que uma nova representação do Real, só que 100% disponível em uma plataforma digital. Ou seja: o Drex é o Real, mas em plataforma virtual.

A expectativa é que a nova moeda seja liberada para o público no final de 2024.

A população vai ter acesso ao chamado real tokenizado, uma espécie de criptomoeda garantida pelo Banco Central, que funcionará no sistema blockchain. O dinheiro virtual, porém, não terá variação de valores como as criptomoedas.