Economia
FMI e Banco Mundial, ao G20: crescimento global desacelerou e é preciso aprimorar cooperação
O crescimento da economia global desacelerou e as projeções de médio prazo são as mais fracas em mais de três décadas, afirmaram o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial em declaração conjunta, na qual defendem aprimoramento da sua cooperação. A nota foi preparada para ser apresentada no evento do G20 e é assinada pela diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, e pelo presidente do Banco Mundial, Ajay Banga.
Georgieva e Banga disseram que o mundo está enfrentando fragmentação geoeconômica, desastres naturais extremos exacerbados por mudanças climáticas e crescentes níveis de dívidas públicas.
Nesse cenário, as duas instituições estão bem posicionadas para ajudar os países a lidarem com esses desafios, falaram eles. "Os desafios são grandes demais para agentes individuais resolverem. Instituições financeiras internacionais, governos nacionais, fundações filantrópicas e o setor privado devem trabalhar juntos", discursaram.
Os dirigentes destacaram mudanças climáticas, vulnerabilidades de dívidas e transição digital como áreas em que o FMI e o Banco Mundial devem aprimorar sua colaboração.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil