Economia
Brasil registra aumento de mais de 1 milhão de empresas em 2023
Entre janeiro e julho deste ano, foram criados mais de 2,350 milhões novos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ. Mas no mesmo período, mais de 1,280 milhão de empresas fecharam as portas no país. O saldo final positivo é de pouco mais de 1 milhão de empresas abertas nos primeiros 7 meses de 2023 no Brasil. No geral, até julho, o Brasil tem 21,6 milhões de empresas ativas.
O saldo segue positivo quando observados os índices de abertura e fechamento de MEIs, os Microempreendedores Individuais. Foram mais de 565 mil microempresas abertas contra mais de 315 mil que encerraram atividades entre janeiro e julho deste ano. Um saldo de pouco mais de 250 mil novas empresas.
Os números são do painel Mapa das Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O painel é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal que fornece indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país e ao tempo médio necessário para serem abertas.
Segundo o Ministério, o tempo médio para se abrir uma empresa no Brasil é de 28 horas, enquanto que para viabilizar e registrar o CNPJ, é de 13 a 15 horas.
Economia São Luís - MA 05/09/2023 - 11:33 Madson Euler- Repórter da Rádio Nacional Empresas ativas MEIs CNPJ terça-feira, 5 Setembro, 2023 - 11:33 1:39
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil