Economia
'Se Congresso afastar pauta-bomba, vamos terminar o ano muito bem', diz Haddad
Ministro afirmou que país está 'colhendo os frutos' de medidas aprovadas pelos parlamentares no primeiro semestre
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou neste sábado que o Congresso Nacional terá um "papel-chave" para o sucesso da agenda econômica no segundo semestre. Para Haddad, caso os parlamentares evitem uma "pauta-bomba" ou "populismo", o ano terminará "muito bem".
— O Congresso tem um papel-chave nesse segundo semestre. Se o Congresso Nacional somar forças com área econômica e aprovar medidas na direção correta, e afastar pauta-bomba, populismo, afastar esses riscos até o final do ano e aprovar uma agenda consistente de trabalho, eu penso que nós vamos terminar o ano muito bem — afirmou o ministro, em participação no evento Expert XP, em São Paulo.
Haddad ressaltou que, no primeiro semestre, o Legislativo aprovou as pautas prioritárias do governo, e agora o país estaria "colhendo os frutos".
Semana de 4 dias: CEOS brasileiros contam porque aderiram ao programa; veja os relatos
— Agora, a bola está com o Congresso. Como esteve no começo do ano. No começo do ano, nós passamos a bola para o Congresso (e dissemos): "precisamos de A, B, C, D e E". Eles entregaram, e nós estamos colhendo os frutos. Agora, é uma segunda etapa, um segundo tempo do jogo. Nós estamos de novo passando a bola para o Congresso. Se os resultados legislativos vierem na direção correta, nós vamos ter um segundo semestre alvissareiro.
Entre as matérias prioritárias do governo federal no segundo semestre estão a medida provisória (MP) que muda a tributação de fundos fechados (exclusivos para alta renda) e o projeto de lei que visa cobrar no Brasil imposto sobre rendimentos de offshore (instaladas geralmente em paraísos fiscais).
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico