Economia

Começa a Semana do Pescado com descontos em mercados, bares e restaurantes

Ação, que é nacional nacional, vai até o dia 15 de setembro

Agência O Globo - EXTRA 01/09/2023
Começa a Semana do Pescado com descontos em mercados, bares e restaurantes

Começou nesta sexta-feira (dia 1º) a 20ª edição da Semana do Pescado, época em que mexilhões, lulas, polvos, camarões e peixes do mar e de água doce são vendidos a preços mais baixos nos principais mercados do Rio. A ação — que é nacional nacional — vai até o dia 15 de setembro.

Os estabelecimentos comerciais de aderiram à iniciativa — incluindo mercados, supermercados, bares e restaurantes — têm cartazes anunciando sua participação.

Segundo ao Secretaria estadual de Energia e Economia do Mar, a Semana do Pescado contribui para elevar as vendas em até 30%. Ainda de acordo com o órgão, a temporada é a segunda maior do país para a comercialização de produtos do mar e água doce, atrás apenas da Quaresma.

"O Estado do Rio é o segundo em quantidade de barcos de pesca registrados no Ministério da Pesca e Agricultura, com 3.224 embarcações. Apesar da informalidade, os números mostram a importância que a pesca tem no nosso estado. E nosso papel é apoiar iniciativas que fomentem o setor", afirmou Hugo Leal, secretário estadual de Energia e Economia do Mar.

A iniciativa, segundo a secretaria, tem como meta integrar toda a cadeira produtiva, desde pescadores, aquicultores, distribuidores, peixarias, supermercados, bares e restaurantes.

"Trata-se de uma ação importante para o Estado do Rio de Janeiro, que tem o terceiro maior litoral do país e milhares de pescadores, funcionários de mercados e de indústrias que tiram seu sustento do mar", disse Felipe Peixoto, subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar.

O lançamento da campanha aconteceu no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.