Economia
Bancos se antecipam e suspendem o serviço de DOC
Após Itaú anunciar em janeiro fim da modalidade, esta semana foi a vez do Santander. Confira o cronograma de outras instituições financeiras
O Santander anunciou na última quarta-feira ter encerrado as transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC). A exemplo do Itaú, que acabou com o serviço em janeiro, a instituição se antecipou ao anúncio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em maio, de que iria acabar com o DOC em 2024.
ZapZap do Extra: Receba as principais notícias no seu celular; clique aqui e faça parte da comunidade do Extra
O anúncio ocorre quando o Pix passa a liderar a lista de operações preferidas pelo brasileiros e o DOC ocupa a ponta oposta. Segundo levantamento da Febraban, com dados do Banco Central (BC), o serviço registrou apenas 3,7% do total de 63,071 bilhões de operações realizadas em 2022, ficando atrás dos cheques e boletos, por exemplo.
Quando os bancos vão acabar com o DOC?
Com a antecipação do Itaú e Santander, a dúvida que fica para alguns clientes é até quando o DOC vai existir. O EXTRA procurou pelas principais instituições financeiras para saber até quando o serviço estará disponível.
O Banco do Brasil informou já ter iniciado a comunicação com seus clientes sobre o encerramento do serviço, que também acontecerá de forma antecipada. Pessoas físicas podem fazer o envio e agendamento do DOC até 15 de outubro e as pessoas jurídicas até 15 de janeiro.
Já a Caixa e o Bradesco vão seguir o cronograma estabelecido pela Febraban. Ou seja, a realização de transferências via DOC ficará disponível até 15 de janeiro, com efetivação até 29 de fevereiro de 2024.
Até quando vou poder receber um DOC?
Mesmo que o banco já tenha encerrado o serviço, o cliente continuará a receber as transferências através do DOC normalmente em sua conta, informou a Febraban, até que a modalidade seja totalmente extinta pelo mercado.
Os bancos, por sua vez, têm até 29 de fevereiro de 2024 para extinguir as operações via DOC. A Febraban informou que esse prazo considera "a necessidade de os bancos não emissores manter seus sistemas de recebimento ativos para processar DOCs".
Cronograma da Febraban para fim do DOC
Pessoas Física e Jurídica: emissão e agendamento até 15 de janeiro de 2024, às 22h
Encerramento de envio: se realizado até 15 de janeiro de 2024, pode ser agendado até a data de fechamento do sistema
Fechamento dos sistemas de recebimento e processamento: 29 de fevereiro de 2024
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico