Economia

Donos de veículos do Rio com placas de finais 0, 1 e 2 devem pagar taxa de licenciamento anual até o dia 30

Para obter documento veicular referente a este ano, basta pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT) emitida no site do Bradesco

Agência O Globo - EXTRA 01/09/2023
Donos de veículos do Rio com placas de finais 0, 1 e 2 devem pagar taxa de licenciamento anual até o dia 30
Foto: Pedro França/Agência Senado Fonte: Agência Senado

Motoristas que têm carros emplacados no Estado do Rio, com finais de placas 0, 1 e 2, têm até o dia 30 de setembro para pagar a taxa de licenciamento anual do Detran.RJ e regularizar a situação veicular em 2023.

O licenciamento é 100% digital. Para obter o documento veicular referente a este ano, basta pagar a chamada Guia de Regularização de Taxas (GRT) emitida no site do Bradesco (www.bradesco.gov.br), no valor de R$ 183,24.

ZapZap do Extra: Receba as principais notícias no seu celular; clique aqui e faça parte da comunidade do Extra

Veja o calendário de licenciamento de 2023

Finais de placa 0, 1 e 2 => Até 30/09/2023

Finais de placa 3, 4 e 5 => Até 31/10/2023

Finais de placa 6, 7, 8 e 9 => Até 30/11/2023

Como pagar a guia GRT

Para a emissão da guia no site do Bradesco, o interessado deve selecionar no site a opção "Produtos e Serviços" (à esquerda da tela) e, em seguida, clicar em "Serviços". Depois, é preciso escolher "Pagamentos".

Ainda nesta página, o motorista deve escolher, dentro da opção "Tributos", o item "DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM". Uma lista de telefones para esclarecer dúvidas será apresentada. No final dela, haverá a opção "Gerar boleto".

A partir daí, é preciso escolher a opção GRT (no alto da página), ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos e digitar a sequência de 4 dígitos apresentada pelo site, clicando em "Continuar".

Emissão do CRVL

Depois de o pagamento da GRT ser compensado, o documento digital — chamado CRLV-e — é liberado para o proprietário no aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no Posto Digital do Detran.RJ, cujo acesso é feito pelo site www.detran.rj.gov.br) ou pelo aplicativo Posto Digital, ou pelo Portal de Serviços da Senatran.

É possível compartilhar o CRLV-e com até outras cinco pessoas, que também terão acesso ao mesmo pelo aplicativo no celular. Se uma família divide um único carro, por exemplo, todos poderão ter o documento em seus smartphones. Quem preferir pode imprimir o licenciamento em papel comum, que terá valor igual ao digital.

Exceções

Confira alguns exemplos de situações que impedem a emissão do documento veicular:

Não ter pago as GRTs de 2022 e 2023.

Para os veículos a gás, não ter realizado a vistoria do GNV no ano corrente (CSV).

Ter sido parado em blitz do Detran e não ter cumprido possíveis exigências, ficando com restrição cadastral.

Para veículos de transporte escolar, veículos de carga, veículos de transporte coletivo de passageiros e veículos rodoviários de passageiros, não ter quitado as multas vencidas dos veículos, como especificado na Portaria Detran 5.533/2019.

Ter qualquer restrição administrativa ou judicial que impeça o licenciamento do veículo.

Ter deixado de concluir um processo em posto de atendimento do Detran.RJ, deixando o protocolo em aberto.

Ter deixado de atender chamado de recall da montadora do veículo.

Ter realizado o serviço de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda.

Ter realizado alguma alteração de características no veículo (com emissão de CSV) que ainda não foi atualizada no sistema do Detran.RJ.