Economia

Motociclistas com microcâmeras poderão ter desconto de 25% no IPVA

Projeto de lei aprovado na Alerj vai para sanção do governador Cláudio Castro

Agência O Globo - EXTRA 31/08/2023
Motociclistas com microcâmeras poderão ter desconto de 25% no IPVA

Motociclistas com microcâmeras poderão ter desconto de 25% no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) após a aprovação em segunda discussão do Projeto de Lei (PL) 4.865, de 2021, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O texto agora será enviado ao governador do Estado do Rio, Cláudio Castro (PL), que decidirá pela sanção ou pelo veto da proposta.

Arthur Lira ameaça levar reforma que ameaça estabilidade dos servidores a frente

Recenseamento de servidores não foi realizado por falta de estrutura do Rioprevidência

Segundo o autor da projeto, deputado Brazão (União), o objetivo da proposta legislativa é que as imagens possam ajudar em investigações da Polícia Militar e da Polícia Civil, quando ocorrerem crimes em vias públicas.

O texto ressalta, porém, que o desconto só valerá se as câmeras estiverem registradas no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O condutor beneficiado poderá ser multado, se não estiver usando o equipamento de gravação.

O equipamento deverá ser instalado no capacete do motociclista. As imagens e os vídeos armazenados deverão ser entregues aos órgãos, sempre que houver ocorrência criminal investigada. Brazão defende que o projeto reduzirá custos e dará maior agilidade às operações.

— Além da agilidade, esta medida acarretará menor custo de transporte, de equipamento e aparato público, humano, inclusive, na investigação de possíveis ocorrências — disse Brazão.

ZapZap do Extra: Receba as principais notícias no seu celular; clique aqui e faça parte da comunidade do Extra.