Economia
Mais de 142 mil postos de trabalho foram criados em julho
Mais de 142 mil postos de trabalho, com carteira assinada, foram criados no mês de julho. Os dados do Novo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, mostram que, enquanto ocorreram mais de 1 milhão e 740 mil desligamentos, o país registrou mais de 1 milhão e 883 mil admissões.


Com isso, julho totalizou mais de 43 milhões de empregos com carteira assinada, um saldo 33% maior que o estoque de vagas do mês anterior, junho.
O balanço de julho foi positivo nos cinco grandes setores da economia, com destaque para serviços, que representou 39% do total de empregos gerados. Para o setor, os maiores crescimentos foram em serviços de transporte, armazenagem e correio; e alojamento e alimentação. É o que explica a Subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, Paula Montagner.
Depois, vêm os setores de comércio, construção, indústria e agropecuária, com saldo positivo. Também houve mais admissões que desligamentos nas cinco regiões do país. Já em relação aos estados, quase todos tiveram saldo positivo, exceto o Rio Grande do Sul. Durante a divulgação dos dados, o ministro do Trabalho e emprego, Luiz Marinho, disse que a pasta vai investigar denúncias de contratações irregulares no estado.
O presidente Lula, inclusive, já declarou que o governo deve gerar, este ano, mais de 2 milhões de vagas de emprego, até dezembro. Para o ministro Luiz Marinho, a expectativa é parecida.
Até o momento, no acumulado do ano, o saldo entre janeiro e julho foi superior a 1 milhão e 116 mil novas admissões. O saldo também foi positivo no acumulado dos últimos 12 meses: superior a 1 milhão e 500 mil empregos.
Economia Brasília 30/08/2023 - 14:35 Nádia Faggiani / Alessandra Esteves Sayonara Moreno - Repórter Rádio Nacional Caged empregos carteira de trabalho quarta-feira, 30 Agosto, 2023 - 14:35 3:07
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico